Quando terminam as moratórias?

Para as empresas que estejam já a beneficiar de moratórias desde 2020, a data de fim é 30 de setembro de 2021.

A partir de 1 de Abril estas moratórias são apenas de capital, passando as empresas a ter que pagar os juros, excepção feita às empresas dos sectores mais afectados

Se a sua empresa aderiu, até 31 de março, à moratória aprovada pelo Decreto Lei n.º 107/2020, de 31 de dezembro, beneficia de suspensão no pagamento de juros, de capital ou de ambos durante nove meses.

Para os contratos que nunca foram objeto de moratória, o prazo de nove meses é contado a partir da data do pedido de adesão à moratória (exemplo: quem entrar a 15 de fevereiro em moratória vai sair a 15 de novembro).

Quem já tinha estado abrangido por uma moratória também teve a oportunidade de voltar a beneficiar deste apoio, desde que este não tivesse ultrapassado os nove meses. Ou seja, o prazo final é a data do pedido adicionado da diferença entre nove meses e o número de meses em que já beneficiou de moratórias.

As empresas cujo CAE conste do anexo ao Decreto-Lei n.º 78-A/2020, e que pertencem a setores de atividade em que o impacto económico da economia foi maior, têm acesso a uma prorrogação automática de 12 meses no prazo do seu contrato de crédito a 30 de setembro de 2021. Esta prorrogação é adicional à prorrogação já efetuada relativa ao período da moratória.